Faça a sua marcação

+351 21 275 54 30

Seg. a Sex.

9h às 13h e das 14h às 20h

Ortodontia

Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que visa corrigir a posição dentária e melhorar o crescimento dos maxilares, de modo a proporcionar não só uma oclusão mais correta mas também uma melhor mastigação e higiene oral dos dentes aumentando assim a longevidade.

O Tratamento Ortodôntico proporciona também uma melhor estética dentária e facial aumentando assim a auto-estima e imagem pessoal.

Nas crianças, e de acordo com a Associação Americana de Ortodontia, a primeira consulta deve ser realizada entre os 6 e os 8 anos, na eventualidade de ser necesssário um tratamento preventivo /intercetivo. Se não for o caso, o tratamento pode ser iniciado mais tarde.
Não existe idade limite para o início do tratamento ortodôntico. O Ortodontista avaliará vários parâmetros (estado de saúde geral, estado de saúde periodontal, medicação) e decidirá o plano de tratamento mais adequado.

Existem vários tipos de aparelho e métodos que variam de paciente para paciente.

Casos Clínicos

Perguntas Frequentes

Quando o aparelho fixo (brackets) é removido, existe uma fase de manutenção importante para a manutenção da nova posição dentária. São usados aparelhos removíveis e aparelhos fixos discretos durante uma fase inicial. Dependendo de caso para caso, esses aparelhos acabam por deixam de ser necessários ao fim de algum tempo.

Sim. Mais importante do que as melhorias estéticas, o aparelho ortodôntico previne patologias orais como a cárie dentária, a gengivite/periodontite e mal-oclusão (que pode provocar dor na articulação tempero-mandibular e dores de cabeça).

Hoje em dia existem vários tipos de aparelhos. Fixos, removíveis, ´invisíveis´, linguais (na parte de trás do dente), metálicos, cerâmicos, etc. Variam entre si no material de que são feitos, no tempo e método do tratamento, no tipo de patologia a resolver e no objectivo do paciente.